cael-açao-febrac2

No dia 17 de setembro, Dia Mundial de Limpeza das Praias e Rios, a Praia de Copacabana receberá a 9ª Ação Nacional Febrac – Limpeza Ambiental, uma iniciativa das empresas associadas ao Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Rio de Janeiro (Seac-RJ) que neste ano é parceira do Clean Up the World. O evento ocorre simultaneamente em 125 países, mobilizando cerca de 35 milhões de voluntários em todo o mundo e mais de 20 mil no Brasil.

Durante o dia, serão distribuídos luvas e sacos de lixo recicláveis para a população participar. Os voluntários farão a retirada do lixo encontrado em toda a extensão da orla de Copacabana. A concentração será em frente ao Hotel JW Marriott, na Avenida Atlântica, 2600. Haverá também outros pontos de coleta de lixo no estado, em Saquarema e Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, além de Niterói e Campos dos Goytacazes.

“Como empresários do setor de asseio e conservação, temos o dever junto à sociedade de estimular novas atitudes para a preservação ambiental. No Rio, infelizmente, ainda são muitos os problemas, como a poluição da Baía de Guanabara e da orla de algumas praias cariocas. Permanece o hábito de acumular lixo nas areias das praias, o que gera doenças para os frequentadores e inúmeros prejuízos para a vida marinha. Temos convicção de que somente através do exercício da cidadania, a população criará o hábito de também fazer a sua parte e, por isso, escolhemos apoiar o Clean Up the World”, explica o presidente do Seac-RJ, Ricardo Garcia.

Há nove anos, o Sindicato vem realizando voluntariamente a Ação Ambiental na Lagoa Rodrigo de Freitas, tendo reduzido a quantidade de lixo coletado entre 2012 e 2015, de 22 para 8 toneladas, respectivamente. Neste ano, as empresas decidiram apoiar o Clean Up the World como forma de unir forças a este movimento já tão consolidado em todo o mundo.

“A redução da quantidade de resíduos na Lagoa demonstra que conseguimos atingir o nosso objetivo de conscientizar a população sobre a importância de preservar este importante cartão-postal do Rio. Com o Clean Up the World, temos mais uma oportunidade de assumir o nosso papel como empresários que atuam diariamente no setor de limpeza e que conhecem os hábitos da população”, destaca Garcia.

Autoestima nas Olimpíadas – Para o presidente do Seac-RJ, o projeto de sensibilizar e envolver a população na coleta de resíduos nas praias é uma iniciativa que, além de reduzir a poluição, pode melhorar a qualidade de vida da população e até resgatar a sua autoestima.

“Como vimos nas Olimpíadas, os moradores do Rio sentiram sua autoestima mais elevada ao perceber que a cidade tem ainda belezas encantadoras e que é possível mostrarmos ao mundo que podemos reverter qualquer imagem negativa que se faça a nosso respeito. No dia a dia atuando em asseio e conservação, notamos que a sociedade está mais envolvida em questões ambientais ao cuidar do próprio espaço de convivência. Evitar jogar o lixo no chão é um exemplo. Há também maior engajamento em discussões e projetos coletivos que abordem a melhoria da qualidade de vida de toda uma comunidade, não só do indivíduo, mas sabemos que ainda há muito o que mudar. E a Ação Ambiental tem esse viés de educar os cidadãos sobre a responsabilidade de cada um na utilização dos espaços públicos, que devem ser respeitados e cuidados não só pelos governantes, mas também pela população”, afirma.

Cota de deficientes – Além da parceria com o Clean Up the World para a limpeza na orla de Copacabana, o Seac-RJ se prepara para outras frentes da 9ª Ação Nacional Febrac – Limpeza Ambiental. O Ato de Cidadania, que será realizado durante a ação de limpeza, no dia 17 de setembro, oferecerá vagas de trabalho para pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados que tenham cumprido o Programa de Reabilitação Profissional pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). A previsão é que sejam oferecidas 5.000 vagas somente no Rio.

Doação de brinquedos e livros – Entre 17 de setembro e 5 de outubro, os participantes poderão doar brinquedos que serão destinados para creches e escolas no Rio. As doações serão entregues no Dia das Crianças (12 de outubro) para a escola ou creche que for agraciada com a VIII Ação Nacional Febrac – Limpeza Ambiental.

Ano Novo, Escola Limpa – A campanha de doação de materiais de limpeza para escolas será realizada de 17 de setembro a 15 de dezembro. Antes do início do ano letivo de 2017, os materiais recolhidos serão doados para escolas de todo o Brasil.

Realizada anualmente e sem fins lucrativos, a 9ª Ação Nacional Febrac – Limpeza Ambiental é promovida pela Federação Nacional das Empresas de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac), em conjunto com os Sindicatos Estaduais filiados em todo o país.

Serviço:

9ª Ação Nacional Ambiental Febrac / Clean Up the World

Data: sábado, 17 de setembro

Horário: das 10h às 13h

Local: Praia de Copacabana – em frente ao hotel JW Marriott, na Avenida Atlântica, 2600, Rio de Janeiro

0 Likes
443 Views

You may also like

Comments are closed.